Informações Gerais

O XV Congresso de Pesquisa e Ensino em Engenharia de Transportes do Estado do Rio de Janeiro - “XV Rio de Transportes”, será realizado nos dias 16 e 17 de agosto de 2017. O Congresso será composto por apresentação das linhas de pesquisa em andamento, sessões técnicas, pôsteres e um workshop.

Nesta 15ª Edição, o “Rio de Transportes”, continuará a contar com a colaboração da Universidade Federal do Rio de Janeiro que, através do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE, organizará os trabalhos. O processo de análise e seleção dos trabalhos ficará a cargo do Comitê Científico formado exclusivamente por pesquisadores com titulação mínima de doutor.

 

ÁREAS TEMÁTICAS

Poderão ser apresentados trabalhos versando sobre todas as modalidades de transportes de carga e passageiro. São privilegiadas as contribuições que se destaquem por sua relevância científica ou tecnológica e por seu caráter inovador. Qualquer trabalho que trate de um assunto relevante para o setor de transportes e áreas afins, será analisado pelo Comitê Científico.

 

CATEGORIA DE TRABALHOS E INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

As contribuições para o XV Rio de Transportes poderão ser de dois tipos: artigos científicos e pesquisas em andamento. Na categoria “artigo científico” os trabalhos submetidos para avaliação poderão ser aceitos se forem inéditos, completos, escritos em português e que, no entender do Comitê Científico, sejam relevantes e estejam relacionados com as áreas temáticas do Congresso.

Na categoria “pesquisas em andamento”, os trabalhos avaliados não necessitam estar concluídos e poderão corresponder a qualquer fase do andamento das pesquisas de dissertações de mestrado e de teses de doutorado ou outro tipo de pesquisa.

As instruções para autores podem ser obtidas no Portal do Congresso.

 

ANÁLISE E SELEÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos na categoria “artigo científico” serão analisados por dois especialistas, que podem recomendar sua aceitação ou recusa. Em caso de aceitação os avaliadores podem ainda recomendar alterações no texto. Alterações que forem consideradas essenciais devem, obrigatoriamente, ser implementadas na versão final do texto, nos prazos estabelecidos. Trabalhos já apresentados ou publicados em outros congressos ou revistas serão recusados. Os trabalhos na categoria “pesquisas em andamento” serão avaliados por apenas um especialista, que analisará um resumo de uma página.

 

PRAZOS

Os arquivos eletrônicos com o texto completo da versão inicial deverão ser submetidos ao Comitê Científico até o dia 2 de junho de 2017. Artigos enviados após essa data não serão considerados para avaliação. Todos os procedimentos de entrega de trabalhos e inscrições deverão ser realizados através do Portal do Rio de Transportes.

Os autores serão comunicados até 20 de julho de 2017 dos resultados do processo de análise e avaliação por parte do Comitê Científico. A versão final do texto, que incorpore os comentários e sugestões dos avaliadores, deverá ser preparada e enviada até dia 01 de agosto de 2017, para possibilitar a publicação da mesma nos anais do evento.

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos selecionados para apresentação estarão disponíveis em anais serão apresentados em duas formas distintas: sessões técnicas e pôsteres. As sessões técnicas apresentarão os artigos científicos e as sessões de pôsteres, as pesquisas em andamento. Os anais do evento, disponíveis em pen-drive, serão compostos por duas partes distintas: artigos científicos (versão integral) e pesquisas em andamento (resumo).

 

INSCRIÇÕES PARA O EVENTO

As inscrições devem ser feitas diretamente no Portal do evento: www.riodetransportes.org.br

 

Comitê Organizador

Prof. Paulo Cezar Martins Ribeiro (Presidente)
Telefone: (21) 3938-8169 /(21) 3938-8826
E-mail:  comite@riodetransportes.org.br

Comments are closed


  • Realização e apoio

    logo-forum-its
    logo-its-170x75
    Logo PET/COPPE/UFRJ
    parceiros_COPPE-131x75
    parceiros_ufrj-131x75